A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ORIENTAÇÕES PARA UMA REVISÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E PEDAGOGIA

Aluno: Maria Izadora Mendonça Zarro

Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Bianca Maria Rêgo Martins

Descrição: O mundo está em constante mudança e, atrelado à tecnologia, um dos espaços afetados é o educacional, fazendo com que os discentes não sejam mais os mesmos. Com isso, o exercício da docência precisa ser cada vez mais (re)pensado e estudado. Ainda neste contexto, surgiu a educação a distância (EaD) que possibilitou maior flexibilidade, acessibilidade e oportunidade à educação para muitos alunos e também para docentes. Sabe-se que a EaD está em crescimento e a indagação sobre a maneira como estes são formados para trabalhar na EaD nortearam este trabalho, desde leituras, investigações e uma pesquisa exploratória preliminar. Observou-se, então, que há uma lacuna nos currículos dos cursos de Licenciatura Plena e Pedagogia quanto à formação de professores tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância no que se refere à atuação na EaD. A partir disso, identificou-se nos fluxogramas e ementas destes cursos das principais Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas no Rio de Janeiro, em que medida são abordados conteúdos para o exercício da docência em EaD, assim como, explorou-se em campo, a partir do contato com egressos (professores e gestores) destas Instituições de Ensino, as concepções que fundamentam e orientam seus fazeres pedagógicos e as ressignificações, apropriações e/ou construções de conhecimentos decorrentes das exigências demandadas pelo exercício prático da docência. Posteriormente, foi realizado um grupo focal apenas com gestores, a fim de discutir quais são as competências e habilidades mais adequadas para atender a demanda social de formação do docente contemporâneo, gerando um quadro de competências e habilidades e recomendações a serem levadas para uma revisão curricular nos cursos de Licenciatura Plena e Pedagogia, para que possam lecionar com equidade na modalidade de ensino presencial e na modalidade de ensino a distância.