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A Aquisição da Leitura e da Escrita: Um Estudo de Caso em Escola Pública de Duque de Caxias Sobre as Tecnologias Digitais e as Habilidades de Ler e Escrever


Aluno(a): Patricia Marciano de Oliveira

Orientadores: Regina Celia e Victor Gonçalves

Data de defesa: 27/06/2019

Descrição: Os alunos e professores envolvidos no processo de aquisição da leitura e escrita devem ter oportunidade de experimentar nas salas de aula as contribuições que as tecnologias digitais vêm disponibilizando e produzindo em um efeito contributivo à alfabetização de crianças na sociedade contemporânea. Neste projeto, apresentamos um estudo de caso em escola pública de Duque de Caxias, demonstrando uma nova práxis em sala de aula, englobando de fato as novas tecnologias digitais, para uma aprendizagem significativa. Apresentamos atividades (SD’s) desenvolvidas nas aulas de Informática Educativa e uma Sequência Didática, intitulada a “A Menina e seu laço”, nas quais as crianças utilizaram-se de jogos digitais no processo de leitura e escrita e ressaltamos que mais do que usar tecnologias para aprender a ler e escrever, pode-se com o método aplicado perceber que novas habilidades podem ser desenvolvidas pelas crianças. Estas habilidades tais como recontar histórias, manifestar sentimentos, experiências e ideias de forma clara e ordenada, solidariedade, colaboração denotam a importância de se juntar o letramento na aquisição de leitura e escrita de crianças de 6 a 8 anos.

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