A APLICABILIDADE DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: SIMULAÇÃO REALÍSTICA, UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PRÁTICA
Aluno(a): Sandra Maria Leal Oliveira
Orientadores: Victor Gonçalves e Ana Paula Legey
Data de defesa: 23/03/2023
Descrição:
Pelo caminhar do século XXI, percebe-se que as tecnologias avançam de modo determinado à sociedade. Desta forma, a educação é atravessada pela tecnologia, sendo conduzida a compreender que, numa sala de aula, é possível conviver tanto com o ensino presencial quanto pelo virtual, contudo, para que as instituições vivenciem este movimento, é imprescindível que elas estejam atentas e abertas ao novo. Levando-se em consideração o tema sobre a aplicabilidade do ensino híbrido na formação do enfermeiro pela simulação realística, para se obter uma experiência além da prática, é crucial que se permita a inserção das metodologias ativas a partir do ensino híbrido. Portanto, a presente pesquisa é relevante, por causar reflexões a respeito de se fornecer informações que supram a inexistência de uma metodologia virtual posicionada à implantação de habilidades e competências no que se refere à aplicabilidade do ensino híbrido na formação do enfermeiro através do uso da simulação realística. Além de avaliar a importância da simulação realística sobre o ensino e aprendizagem dos acadêmicos e profissionais, tende a elevar a qualidade dos cuidados prestados ao paciente na futura prática profissional, sendo um método que permite aprimorar o conhecimento do estudante e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Por objetivo geral, ela vem propor e analisar uma sequência didática utilizando simulações virtuais realísticas para o curso de graduação de enfermagem. E, em seus objetivos específicos tenciona definir competências e habilidades para se desenvolver uma sequência didática que abarque os contextos relativos à metodologia que programa as atividades referentes às aplicabilidades das simulações realísticas no curso de enfermagem; aplicar uma avaliação que abranja experiências respectivas às sequências didáticas durante as aplicações das simulações realísticas para observar quais são os pontos que mais se adaptam ao ensino e à aprendizagem enquanto as práticas virtuais acontecem e quais fatores necessitam ser revistos quanto ao aprendizado dos graduandos; além de, avaliar a evolução dos discentes quanto às aplicabilidades competentes às simulações realísticas dentro do semestre letivo do curso de enfermagem para compreender se as simulações realísticas estão se consolidando adequadamente com as capacidades profissionais dos acadêmicos enquanto os mesmos interagem com sua sequência didática. Para a construção desta pesquisa serão implementadas duas abordagens neste trabalho, usando as pesquisas: qualitativa e quantitativa, compreender que, numa sala de aula, é possível conviver tanto com o ensino presencial quanto pelo virtual, contudo, para que as instituições vivenciem este movimento, é imprescindível que elas estejam atentas e abertas ao novo. Levando-se em consideração o tema sobre a aplicabilidade do ensino híbrido na formação do enfermeiro pela simulação realística, para se obter uma experiência além da prática, é crucial que se permita a inserção das metodologias ativas a partir do ensino híbrido. Portanto, a presente pesquisa é relevante, por causar reflexões a respeito de se fornecer informações que supram a inexistência de uma metodologia virtual posicionada à implantação de habilidades e competências no que se refere à aplicabilidade do ensino híbrido na formação do enfermeiro através do uso da simulação realística. Além de avaliar a importância da simulação realística sobre o ensino e aprendizagem dos acadêmicos e profissionais, tende a elevar a qualidade dos cuidados prestados ao paciente na futura prática profissional, sendo um método que permite aprimorar o conhecimento do estudante e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Por objetivo geral, ela vem propor e analisar uma sequência didática utilizando simulações virtuais realísticas para o curso de graduação de enfermagem. E, em seus objetivos específicos tenciona definir competências e habilidades para se desenvolver uma sequência didática que abarque os contextos relativos à metodologia que programa as atividades referentes às aplicabilidades das simulações realísticas no curso de enfermagem; aplicar uma avaliação que abranja experiências respectivas às sequências didáticas durante as aplicações das simulações realísticas para observar quais são os pontos que mais se adaptam ao ensino e à aprendizagem enquanto as práticas virtuais acontecem e quais fatores necessitam ser revistos quanto ao aprendizado dos graduandos; além de, avaliar a evolução dos discentes quanto às aplicabilidades competentes às simulações realísticas dentro do semestre letivo do curso de enfermagem para compreender se as simulações realísticas estão se consolidando adequadamente com as capacidades profissionais dos acadêmicos enquanto os mesmos interagem com sua sequência didática. Para a construção desta pesquisa serão implementadas duas abordagens neste trabalho, usando as pesquisas: qualitativa e quantitativa, que serão denominadas como “quali-quanti” durante esta breve escrita. Sendo assim, aplicou-se um questionário alinhado aos aspectos do survey para se observar como se dá cada processo das respostas obtidas, que afirmem ou neguem a eficácia da utilização da metodologia virtual quanto ao uso da sequência didática (SD), o experimento foi realizado com 25 alunos escolhidos que cursava o décimo período de graduação do curso de enfermagem de uma unidade privada de ensino superior. A intenção deste experimento é a de apresentar aos novos pesquisadores do curso de enfermagem a possibilidade de se alinhar o formato conceitual à prática desde que os dois eixos estejam dentro do mesmo espaço educacional, motivando o aluno a experimentar na simulação realística o Saber das teorias dentro da elaboração da sequência didática, através de um cenário idêntico ao que ele experimentará nos setores de níveis hospitalares.